domingo, 15 de maio de 2011

trindade cristã (hegel)

o mesmo problema do Ser, puro Ser, que se deduz do Nada ao início da Ciência da Lógica (Primeira Parte - A doutrina do Ser), está expresso também na noção hegeliana da trindade cristã, nas Lições da filosofia da história universal. É a manutenção, ainda, do ser-um não contraditório como princípio fundante.

A Trindade Cristã é expressão do movimento do espírito em sua verdade. Para Hegel, no cristianismo é que se revela essa verdade, pois Deus se revelou em Cristo. O movimento trinitário das figuras do Pai, do Filho e do Espírito é a explicação da natureza mesma do espírito dada por Hegel. O Pai é uma universalidade Abstrata, não mediada, não reconhecida ainda, que se diferencia de si na figura do Filho, colocando se como objeto de si. Ao saber de si nesse movimento, contempla-se enquanto movimento, tem consciência de si enquanto movimento, sendo, portanto, Espírito, mediação consciente de si. Por conta dessa característica da trindade, a religião cristã é concebida por Hegel como sendo superior às outras religiões.

[...] Por esta trindade é a religião cristã superior às outras religiões. Se carecesse dela, poderia ser que o pensamento se encontrasse em outras religiões. Ela é o especulativo do cristianismo e aquilo pelo qual a filosofia encontra na religião cristã a idéia da razão. (HEGEL, G. W. F. Lecciones sobre la filosofía de la historia universal, 1837).

Nenhum comentário:

Postar um comentário